Trupe Sertão (25 de agosto): Barbalha

09:47 | 28 de Aug de 2024 Por Daniel Oiticica
Trupe Sertão (25 de agosto): Barbalha
Entrada do Geossítio do Mirante do Caldas, em Barbalha

De manhã, a Caravana foi ver de perto o Soldadinho do Araripe e o Geossítio da Chapada do Araripe, para identificar a riqueza desse território, que envolve diversos municípios da região do Cariri. A equipe visitou os Geossítios Riacho do Meio, Mirante do Caldas e Arajara Park. A guia Nice Gomes levou a equipe aos espaços onde pôde ser visto o Soldadinho do Araripe, ave rara e descoberta na região por Weber Silva, quando tinha apenas 21 anos, e ainda era estudante de Biologia no Campus da UFC no Pici.

No início da tarde, a equipe esteve com o Professor Claudio Gleidstone, atual diretor da Famed (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri de Barbalha), membro da Academia de Cultura do Cariri. Claudio recebeu a equipe no Campus e Hospital Universitário para falar sobre o processo de interiorização da universidade e por quê o curso de medicina é tão prestigiado.

Fechando a agenda do dia, a Caravana gravou mais um podcast. A convidada foi Socorro Luna, a “Rainha das Solteironas de Santo Antônio”. Socorro é um dos símbolos da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, um dos mais populares eventos juninos do país. Não à toa, é reconhecida, desde 2015, como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

Socorro Luna, um dos símbolos da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha