Trupe Atlântica (14 de setembro): Região Metropolitana de Fortaleza

17:24 | 15 de Sep de 2024 Por Daniel Oiticica
Trupe Atlântica (14 de setembro): Região Metropolitana de Fortaleza

Pela manhã, a Caravana  realizou uma ”Caminhada, com o professor Rivelino Martins, do Instituto de Ciências do Mar da UFC, o Labomar, na Beira-Mar e na região do Iate Clube de Fortaleza. No passeio foram abordadas as condições e o nível de poluição da água do mar, o monitoramento da qualidade da água e da poluição, as condições da vida marinha e os impactos da urbanização e da obras na região.

Trabalho do Labomar na Beira-Mar em Fortaleza comprova a poluição nas praias da cidade

De tarde, a equipe foi até o Titanzinho, para participar de uma atividade da comunidade, que é a culminância de um projeto sobre memórias do bairro, o "Memórias a Céu Aberto", que tem ainda registrado a luta da comunidade pelo estabelecimento do Farol do Titanzinho como museu sob guarda compartilhada com o governo do estado, após a reforma.

A professora Deisimer Gorczevski, do ICA (Instituto de Cultura e Arte) da UFC mantém junto a estudantes e a comunidade, alguns projetos do Lamur (Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas). Um deles, que iniciou com uma estudante do curso de cinema, Maria Fabiola Gomes, moradora do Titanzinho, propôs ações na comunidade. Desde então, surgiram a Mostra de Cinema; o CineClube; o Coletivo Audiovisual do Titanzinho, com várias obras audiovisuais; o "Memórias a Céu Aberto", que utiliza de cartografia afetiva para trazer as memórias de vida e de resistência do Titanzinho, costurando-as com diferentes expressões artísticas.

A equipe também entrevistou Sabrina Araújo, que participa do Coletivo Audiovisual do Titanzinho e das pesquisas do Lamur, da UFC, desde 2011. Atualmente, ela realiza o doutorado em Comunicação na UFC trazendo como temática a Mostra Audiovisual do Titanzinho que, em 2023, chegou na sua décima edição.