Caravana UFC 70 Anos parte rumo a mais de 50 municípios
Partiu de Fortaleza na manhã deste domingo, 11, a caravana UFC 70 Anos. O projeto, uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará, o Grupo de Comunicação O POVO (GCOP) e a Fundação Demócrito Rocha (FDR), celebra o aniversário da instituição de ensino percorrendo mais de 50 municípios do Estado.
O objetivo é explorar o Estado e mostrar a presença da instituição mesmo em locais onde não há campi da UFC, com a atuação de egressos da Universidade e projetos de pesquisa e extensão.
A cerimônia de início da caravana ocorreu na reitoria da Universidade, no bairro Benfica, na Capital. O evento contou com apresentação musical do grupo Acadêmicos da Casa Caiada.
O diretor corporativo do O POVO, Cliff Villar, pontuou que, com a caravana, a instituição "abraça" o Estado.Já a vice-reitora da UFC, Diana Azevedo, lembrou que a iniciativa representa "um presente" do O POVO à instituição.
Quando questionada por Luciana Dummar, presidente institucional e publisher do O POVO, sobre o que a UFC desejaria para o aniversário, Diana respondeu "que a Universidade volte ao colo do povo cearense".
Ao todo, 53 cidades estão no roteiro da caravana. O projeto é dividido em duas equipes: a expedição Atlântica fará um trajeto pelo litoral cearense e a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), enquanto o grupo Sertão percorrerá o interior do Estado.
Serão feitas uma série de viagens. A primeira equipe visitará o Litoral Leste, voltando à Capital em 21 de agosto. Em seguida, percorrerá o Litoral Oeste, retornando em 7 de setembro, com um último trajeto, pela RMF, finalizando em 21 de setembro.
Já a Trupe Sertão terá sua primeira parada na cidade de Quixadá, onde também há um campus da UFC. Além de Quixadá e Russas, os outros três municípios que possuem estrutura de campus da UFC – Crateús, Sobral e Itapajé – também receberão a visita da Caravana.
Há uma parada em Fortaleza em 14 de setembro, e uma rota pelas serras encerrando também em 21 de setembro.
Participam da caravana estudantes e pesquisadores da UFC, além de jornalistas e fotógrafos do O POVO. Os perfis da Universidade também receberão sugestões de locais a serem visitados pela caravana.
Haverá boletins diários com conteúdo jornalístico sobre a Caravana tanto na rádio Universitária FM 107,9 quanto na rádio O POVO CBN. Na FM Universitária, os boletins irão ao ar no programa Almanaque, apresentado por Nelson Augusto, de segunda a sexta-feira, às 18h.
As cidades da Caravana
Aquiraz
Cascavel
Fortim
Aracati
Icapuí
Jaguaruana
Russas
Caucaia
São Gonçalo do Amarante
Paracuru
Trairi
Amontada
Acaraú
Jijoca de Jericoacoara
Granja
Camocim
Chaval
Itapipoca
Fortaleza
Eusébio
Maracanaú
Aquiraz
Quixadá
Quixeramobim
Morada Nova
Limoeiro do Norte
Jaguaribara
Jaguaribe
Pereiro
OrósIcó
Missão Velha
Brejo Santo
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Nova Olinda
Santana do Cariri
Assaré
Parambu
Tauá
Crateús
Ubajara
Viçosa do Ceará
Sobral
Itapajé
Canindé
Redenção
Baturité
Pacoti
Guaramiranga
Horizonte
Maranguape