Trupe Atlântica (16 de setembro): Região Metropolitana de Fortaleza
A Caravana começou o dia com uma visita ao Instituto da Primeira Infância, o Iprede. Lá, visitaram o Ateliê das Artes, um projeto de extensão da UFC, coordenado pela professora Carol Vieira, que promove a educação criadora na primeira infância. O Ateliê oferece um espaço de livre expressão artística, utilizando atividades como teatro, música e pintura.
O Iprede atende crianças e famílias com algum grau de vulnerabilidade encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Secretaria Municipal de Educação (SME), atendendo principalmente crianças autistas.
O programa é composto de várias estações, que trabalham diversas expressões artísticas com as crianças, como teatro e música. Uma delas é a Estação Lu Goldberg, que desenvolve desenho e pintura. A bolsista do projeto é Helena Rios, do curso de Pedagogia.
À tarde, a Caravana visitou a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), instituição do Governo do Estado, parceira da UFC na promoção da ciência.
Eles foram recebidos pelo presidente, professor Raimundo Nogueira, e pela professora Regina Célia Monteiro de Paula, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. Ambos destacaram parcerias e projetos futuros para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará.