Trupe Sertão (4 de setembro): Crateús
A Caravana do Sertão chegou a Crateús para conhecer o campus da UFC da cidade. Eles foram recebidos pela Banda Municipal da cidade.
Pela manhã, a equipe acompanhou a Mesa Redona “A UFC transforma o Sertão”, com as participações da Professora Thayres Andrade, do Grupo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Agroecologia (Gepia); professor Rennan Dantas; Patrícia Alves, da Liga Sanearu, grupo que busca soluções para os desafios enfrentados na área do saneamento rural; Marília Linhares; Leonardo Morais; e Sara Cordeiro, do PROHabita, Escritório de Habitação Social de Crateús, que auxilia pessoas carentes a terem seu direitos à moradia garantidos.
Logo depois, gravaram um podcast com o diretor do campus, professor Sandro Vagner.
Na parte da tarde, o campus de Crateús organizou uma palestra com o Cientista Político Kaio Martins para falar sobre a história de Crateús. As terras de Crateús, ao sul da Chapada da Ibiapaba, e às margens do rio Poti, eram habitadas pelos índios Karatis, antes da chegada dos portugueses e bandeirantes no século XVII. A cidade é estabelecida às margens do Rio Poti, cujo vale já pertenceu ao Estado do Piauí, desde a nascente, na Serra da Joaninha, até o alto da Chapada da Ibiapaba, transferido para o Estado do Ceará, em troca de área litorânea do porto de Amarração, mudança que deu causa a um secular litígio entre as duas federações envolvidas, com muitas consequências, especialmente para os moradores das áreas disputadas.
Terminando o dia, a equipe da Caravana cobriu a homenagem feita pelo campus de Crateús ao Mestre da Cultura Lucas Evangelista, poeta e repentista crateuense.