Trupe Atlântica (10 de setembro): Região Metropolitana de Fortaleza
A Caravana começou o dia visitando a Casa José de Alencar, centro cultural pertencente à Universidade Federal do Ceará, que funciona no sítio Alagadiço Novo, em sete hectares do que restou da antiga propriedade do Senador José Martiniano de Alencar. Este espaço cultural tem importante simbologia pois foi aqui que nasceu o maior romancista brasileiro, o escritor José de Alencar, em 1829.
A equipe foi recebida pela servidora Marta Zelia, que apresentou o espaço e conversou com os jornalistas sobre a realidade da Casa, suas atividades, desafios e projetos para o futuro.
Na parte da tarde, a Caravana foi até o Eusébio conhecer o Programa de Educação Ambiental Marinha (Peam) do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC.
O Peam estuda os principais problemas provocados pela ação humana nos ecossistemas costeiros, estuarinos e marinhos. O público beneficiado pelo programa são alunos de escolas da rede pública e particular, da capital e do interior do Ceará, estendendo seu atendimento à comunidade universitária, aos turistas, aos grupos de terceira idade, às ONGs, aos centros comunitários, entre outros.