Trupe Atlântica (4 de setembro): Itapipoca

08:54 | 05 de Sep de 2024 Por Daniel Oiticica
Trupe Atlântica (4 de setembro): Itapipoca

A equipe da Caravana chegou a Itapipoca e pela manhã conheceu um pouco mais sobre a história do município, conhecido como a “cidade dos três climas”, por contar com praias, serras e sertão. A equipe foi recebida pelo professor Júlio Cesar, historiador do município na Casa Perilo Teixeira, espaço cultural muito importante na cidade. Perilo Teixeira foi um advogado e professor de Itapipoca, que fundou colégios e contribuiu muito para o desenvolvimento social da cidade.

Casa de Perilo Teixeira: Contribuição ao desenvolvimento educativo e social de Itapipoca

Na parte da tarde, a Caravana subiu a serra, até o distrito de Arapari, para se encontrar com o professor Gilmar, morador da cidade e um profundo conhecedor de fatos históricos importantes do município.

Finalizando o dia, o encontro foi com a cacique Adriana, uma das líderes do povo indígena Tremembé. Eles tem conquistado importantes direitos. Nos últimos anos o povo Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca, tem sofrido com a ocupação de posseiros  que  avançam  sobre  seu  território. Hoje, no plano administrativo, a área do território indígena Tremembé se encontra declarada, e homologada, através do Decreto 14.506. São 3.511,4 hectares de terra indígena onde vivem 160 famílias.

Cacique Adriana, da Tribo Tremembé: Luta pela demarcação