Apresentação

Celebrar 70 anos é por si só um motivo nobilíssimo para qualquer instituição. Mais nobre ainda quando essa instituição é a maternidade de cientistas, juristas, escritores, políticos, empreendedores, professores e outras dezenas de profissões que construíram e continuam a construir o Ceará.

A Universidade Federal do Ceará tem seu destino cumprido pela própria denominação e significado do que seja a “universidade”: ser universal. A UFC é muito mais que suas imponentes instalações. A UFC é muito mais que milhares de alunos, mais do que seus brilhantes professores, centros de pesquisa e extensão, laboratórios. A UFC é mais do que os nossos olhos percebem. A Universidade Federal do Ceará é a ágora que acolhe todos nós, cearenses.

Para celebrar as sete décadas da UFC, está acontecendo por todo Estado, a Caravana UFC 70 anos. Duas trupes de jornalistas, professores, estudantes, pesquisadores e produtores a percorrer mais de 3.000 km do sertão e do litoral cearenses. Uma mega reportagem por mais de 50 municípios dos mais diversos biomas do Ceará.

Deste enveredar-se nascerão matérias, entrevistas, fotos, documentários, exposições e um livro histórico registrando um imenso abraço entre a UFC e o Ceará. Um abraço mútuo. Não podemos falar de branding e de design sem incluirmos a Universidade Federal do Ceará entre as marcas que mais simbolizam o nosso jeito de falar, a nossa forma de pensar e de elaborar metáforas únicas.

A UFC é isso, uma instituição de ensino que transborda os muros de seus prédios e irriga conhecimento na vida de todos os cearenses e um conteúdo dedicado à marcas, produtos e design é um espaço de reconhecimento de todo este legado.

Além da Região Metropolitana de Fortaleza, a Caravana UFC 70 anos passará pelas seguintes cidades: Aquiraz, Cascavel, Fortim, Aracati, Icapuí, Jaguaruana, Russas, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Trairi, Amontada, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Granja, Camocim, Chaval, Itapipoca, Eusébio, Maracanaú, Aquiraz, Quixadá, Quixeramobim, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribara, Jaguaribe, Pereiro, Orós, Icó, Missão Velha, Brejo Santo, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Santana do Cariri, Assaré, Parambu, Tauá, Crateús, Ubajara, Viçosa do Ceará, Sobral, Itapajé, Canindé, Redenção, Baturité, Pacoti, Guaramiranga, Horizonte e Maranguape.