Campus de Quixadá da UFC recebe a Caravana em seu dia 1

16:27 | 14 de Aug de 2024 Por Daniel Oiticica
Campus de Quixadá da UFC recebe a Caravana em seu dia 1

A primeira parada da Caravana UFC 70 anos, Trupe Sertão, foi no município de Quixadá, mais especificamente no campus da UFC.

Com a presença do reitor da UFC, Custódio Almeida, a Caravana testemunhou o anúncio de importantes conquistas para a universidade, como a nota 5 - nota máxima do MEC - para o curso de Design Digital da UFC. O curso é o primeiro e único do tipo no Brasil. “Tivemos a ousadia de instalar um curso novo de TI no Sertão Central e conseguimos o feito de sermos avaliados com nota máxima”, afirmou Custódio durante o anúncio.

Outra conquista festejada pelo reitor Custódio Almeida durante a passagem da Caravana pelo campus da UFC de Quixadá foi a cessão dos galpões do Açude do Cedro para a UFC.

Segundo Custódio, dois galpões e oito casas vizinhas que hoje estão deteriorados se transformarão em um anexo, equipamento multiuso da instituição, para receber empreendimentos de inovação tecnológica, startups e um museu de artes digitais.

O primeiro galpão conta aproximadamente com 400 metros quadrados e o segundo é formado por um anexo, de 168 metros quadrados, além de um conjunto de oito casas, somando 600 metros quadrados. Após a autorização do uso dos equipamentos, a ser feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, a UFC começará a trabalhar na captação de recursos para a reforma dos galpões.

“É com muita alegria que anunciamos estas conquistas da UFC aqui em Quixadá”, ressaltou Custódio em entrevista para a equipe de jornalistas da Caravana. “As universidades públicas brasileiras não são mais elitistas como foram no passado. Hoje, as universidades públicas são marcadamente periféricas. Os estudantes das universidades federais, por exemplo, são estudantes que vêm do interior, da periferia. Então, nos tornamos centros onde encontramos a diferença e a diversidade. E isso emancipa, a gente é mais humano, a gente é mais capaz de conviver com os outros”, completou.

Ciro Nogueira Filho, Andréia Libório Sampaio e Davi Romero de Vasconcelos: professores da UFC e ex-diretores do campus de Quixadá recebem a Caravana no campus.

“O que a gente faz aqui é de fato criar oportunidades gigantescas para as pessoas que só precisavam disso”, afirmou o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Davi Romero de Vasconcelos, que já foi diretor do campus de Quixadá (2011-2019).

“Muitas dessas pessoas que estão celebrando hoje a passagem da Caravana por Quixadá foram as que construíram esse campus e entenderam que as coisas não são abstratas, elas são reais. São feitas de pessoas que se dedicam, que entendem o propósito e que se engajam”, afirmou o Assessor Especial da Reitoria Ciro Nogueira Filho, primeiro diretor do campus de Quixadá (2007-2011).

Durante sua passagem por Quixadá, a Caravana UFC 70 anos conheceu a Fazenda Não me Deixes, onde viveu Rachel de Queiroz. Também esteve na Fazenda Magé, onde funciona uma oficina de cianotipia, técnica de impressão fotográfica artesanal, descoberta pelo inglês Sir John William Herschel, em 1842. Ela fornece imagens em tons de azul, sendo o grande diferencial a não utilização dos tradicionais sais de prata para produzir as imagens.